Educação Financeira para todos

05 de abril de 2019

Como economizar na Páscoa?

As datas comemorativas são uma excelente oportunidade de buscar soluções criativas para aproveitar o momento, manifestar carinho pelas pessoas queridas, mas sem prejudicar seu bolso.

Aqui você confere algumas dicas para comemorar a Páscoa, preservando seu orçamento:

1. Não compre na última hora
Comprando com antecedência, você consegue melhores opções e tem tempo para pesquisar melhor. Com o movimento das lojas e a pressa, você pode acabar comprando por impulso.

2. Faça você mesmo
Para economizar dinheiro, você pode preparar os ovos de chocolate em casa. Caso não tenha muitas habilidades culinárias, pode comprar barras de chocolate, bombons, balas e outras guloseimas, montar embalagens criativas e compor assim lindos presentes!

3. Prestigie comércio local
Experimente pesquisar produtos no comércio perto da sua casa. Você economiza com estacionamento, combustível e ainda tem a oportunidade de conhecer novas opções, além de dar “aquela” forcinha para o seu bairro!

4. Busque ajuda na internet
Utilize a internet para pesquisar preços e, também, se forem vantajosos, para efetuar suas compras em lojas online. Observe bem os prazos de entrega e condições de pagamento. Esteja bem atento à segurança dos sites que você pesquisa.

Confira as dicas para curtir a Páscoa com a família sem prejudicar o orçamento

5. Pesquise, compare, negocie!
Para economizar, não tem jeito, o caminho é esse: pesquisar, comparar preços e produtos, negociar tudo! Não tenha pressa e saiba pechinchar. Seu bolso agradece!

Procure fugir das marcas convencionais, e observe bem, nos ovos destinados às crianças, se as promoções e brindes realmente compensam. Que tal comprar produtos mais simples e criar, você mesmo, brindes bem mais interessantes e econômicos?

6. Defina e respeite seu orçamento
Observe bem sua planilha de orçamento, defina quanto você pode gastar e respeite este limite. Mesmo que lhe ofereçam parcelamentos a perder de vista, resista! Compre apenas o necessário.

7. Faça cotação de preço dos ovos artesanais
Nessa época do ano, muitos amigos resolvem fazer ovos de Páscoa para vender, na intenção de conseguir uma renda extra.

Cuidado para, na intenção de ajudar, você não acabar gastando mais do que deve. Pesquise preços e negocie da mesma forma! Há ovos artesanais que custam bem mais caro do que os convencionais, por oferecerem sabores e texturas bem diferentes.

8. Observe tamanho e data de validade
Olhe com atenção e compare as embalagens de ovos de Páscoa, para saber com precisão qual o tamanho do ovo que você está comprando. Confira também, principalmente nas promoções, a validade dos produtos. Não compensa levar algo que irá vencer muito rápido, mesmo tendo muitas crianças ou amantes de chocolate em casa, pois podem ganhar outros ovos de familiares e amigos, e acabar acumulando, o que resulta em desperdício.

9. Cuidado com a praticidade
Nessa época do ano, é bem comum circularem listas de ovos de Páscoa e tabelas de preço pelas redes sociais. Na pressa e ansiedade de resolver logo suas encomendas, você acaba comprando sem analisar as opções, formas de pagamento e preços de outros locais. Cuidado!

10. Proteja seu bolso no almoço de Páscoa
Uma excelente maneira de economizar nas datas comemorativas é fugir do cardápio convencional. Isso significa preparar um almoço delicioso em família, fugindo do tradicional bacalhau na sexta-feira, por exemplo.

Links relacionados:

Compras de supermercado
http://financaspraticas.com.br/planejar/consumo-responsavel/compra-consciente/atencao-a-compras-no-supermercado

Fuja das compras por impulso
http://financaspraticas.com.br/planejar/consumo-responsavel/compra-consciente/compras-por-impulso-saiba-como-evita-las

De olho no orçamento
http://financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/como-fazer-um-orcamento/orcamento-a-ferramenta-principal

Compartilhar


Compartilhar