Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

09 de outubro de 2015

A melhor forma de ensinar os filhos a controlar os gastos é conscientizando-os sobre a importância de poupar dinheiro desde cedo.

A educação financeira tem um papel fundamental na formação das crianças e adolescentes, e deve ser iniciada logo cedo, fazendo-os compreender os verdadeiros valores: ninguém deve ser medido pelo que “tem”, mas sim pelo que “é”.

Primeiras lições
O tema “dinheiro” deve ser inserido na vida da criança sem complicações. A melhor maneira de ensiná-los é pelo exemplo. Como os pais são a principal referência dos filhos, a forma como você lida com o dinheiro é que vai servir de lição.

Por isso, converse sobre o tema, fale para que o dinheiro serve e a importância de poupar, pensando no futuro e na realização de sonhos. Faça comparações que a criança possa acompanhar no dia a dia, como por exemplo: “com o preço de tal brinquedo que você quer ganhar, podemos ir ao cinema com direito a lanche”.

Motive seus filhos a economizarem nas contas da casa, tais como água, luz, telefone. Com pequenos cortes de gastos em família, vocês podem decidir juntos o que fazer com o dinheiro, o que significa motivação e tanto para colaborar!.

Mais tarde
As reuniões familiares são um excelente recurso: além de fortalecer os conceitos de finanças ao longo do tempo, promovem maior integração e fazem com que cada integrante participe, opine e, principalmente, colabore!

Em qualquer idade
Estabeleça limites, seu filho precisa disso. A palavra “não”, dita na hora certa, com boa argumentação e sem culpas, pode barrar grandes apelos consumistas dos filhos.

Leitura recomendada:

Compartilhar


Compartilhar