Educação Financeira para todos

25 de outubro de 2019

Como garantir renda extra na terceira idade?

O fato de se aposentar não precisa ser sinônimo de inatividade. Trata-se de um fechamento de ciclo na empresa onde se trabalhava, por exemplo, mas há muitas possibilidades fora dela!

Manter-se na ativa garante saúde física, mental e financeira. Por conta da longevidade, é necessário considerar que a renda da aposentadoria deverá durar um bom tempo, já que viveremos mais! Para garantir qualidade de vida numa idade mais avançada, o caminho é exercer atividades que lhe garantam dinheiro extra, assim você preserva o dinheiro poupado ao longo da carreira, para quando realmente precisar parar de trabalhar.

Estamos vivendo mais!
A expectativa de vida do brasileiro avança a cada ano. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em sua última pesquisa (novembro de 2018), passou de 75,8 anos para 76 anos de 2016 para 2017, um aumento de três meses e 11 dias.

Utilize sua experiência

Na aposentadoria, você pode reduzir o ritmo de trabalho, mas mantendo-se no mercado, prestando serviços de consultoria na sua área de atuação. Tanta experiência adquirida pode ser um grande diferencial para muitas empresas. Mantenha-se atualizado, recicle conhecimentos e... sucesso!

Outra opção é abrir uma empresa. Neste caso, recomenda-se iniciar o planejamento antes da aposentadoria, para que, ao parar de trabalhar, seu empreendimento já esteja estruturado para começar de fato.

Saiba como garantir renda extra na terceira idade.

Empreendedorismo na terceira idade
Segundo o estudo GEM 2018 (Global Entrepreneurship Monitor), 1,9 milhão de empreendedores cujos negócios estão em fase inicial tem de 55 a 64 anos, representando 9,7% das pessoas que se dedicam a uma empresa nova ou prestes a abrir. Seus negócios têm foco principalmente nos setores de serviços domésticos, de alimentação e bebidas ou salões de cabeleireiro e tratamentos de beleza.

Entre as empresas consolidadas, os seniores somam 4,8 milhões de indivíduos e representam 24,9% dos empreendedores, mais que o dobro do percentual da faixa de 18 a 34 anos. Entre os mais velhos, a maioria dos negócios pertence aos ramos de confecção de roupas, serviços domésticos ou comércio varejista de vestuário e acessórios.

A pesquisa GEM 2018, feita em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), também revela que 6 de cada 10 seniores começaram a empreender porque identificaram uma boa oportunidade. O restante atribui a decisão à necessidade de se ocupar e gerar renda.

Alternativas de renda extra
Há várias possibilidades! Você pode ter uma renda extra oferecendo aulas de reforço escolar, aulas de violão ou qualquer instrumento que saiba tocar, revisão e tradução de textos, serviços de vídeo e fotografia, hospedagem, cuidados e passeios com pets etc.

Para quem tem dotes culinários, a dica é preparar pratos congelados, alimentos para festas (salgados, doces, bolos), lanches naturais, comidas mais saudáveis para quem não tem tempo de prepará-las etc.

Outra boa opção é o serviço de costura e pequenos reparos em roupas, oferecendo itens customizados e bastante criativos. Trabalhos de artesanato também costumam gerar bons resultados para o bolso.

Desapegue!
Vender objetos pela internet pode ser uma boa alternativa para fazer um dinheiro extra. Sempre é possível encontrar uma roupa, um eletrodoméstico ou um móvel em bom estado de conservação, mas que você já não utiliza há algum tempo, seja porque comprou um produto mais moderno, ou porque perdeu a serventia para você.

Links relacionados:

Ajuste seu orçamento na terceira idade
http://www.financaspraticas.com.br/planejar/fases-da-vida/dicas-para-a-terceira-idade/ajuste-seu-orcamento-02

Dicas de economia
http://www.financaspraticas.com.br/planejar/fases-da-vida/dicas-para-a-terceira-idade/direitos-do-idoso-atencao-as-dicas-de-economia

Primeiros passos do empreendedor
http://www.financaspraticas.com.br/empreender/gestao-e-negocios-pme/primeiros-passos-empreendedor

Fontes de pesquisa:

Pesquisa GEM
https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2019/02/GEM-2018-Apresenta%C3%A7%C3%A3o-SEBRAE-Final-slide.pdf

Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-11/expectativa-de-vida-do-brasileiro-cresce-e-mortalidade-infantil-cai

Compartilhar


Compartilhar