Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

06 de agosto de 2015

O início de carreira é um bom momento para colocar em prática lições de educação financeira. Além de organizar sua planilha de orçamento e observar com cautela a forma como tem utilizado seu salário, pode começar a guardar dinheiro todo mês.

Com disciplina, aos poucos, você vai aumentando o valor poupado e trabalhando com o seu dinheiro, investindo-o para a realização de muitos sonhos.

O segredo é guardar uma parte do seu dinheiro, logo que ele entra na sua conta. Planejadores financeiros recomendam poupar 10% da receita, mas isso depende muito da realidade de cada um. Defina o seu percentual e comece. Para iniciar este aprendizado e criar disciplina, você pode programar, junto ao seu banco, débito automático para poupança.

Cuide bem do seu bolso, pague suas contas em dia e evite o efeito dos juros no seu orçamento, sobretudo ao parcelar compras. Considere a alternativa de juntar dinheiro e comprar à vista o produto do seu interesse, pesquisando preços e negociando descontos.

A seguir, mais algumas dicas para você economizar seu dinheiro:

  • Faça mais refeições em casa – a alimentação fora do lar tem sido uma vilã da inflação e esse tipo de despesa impacta, e muito, no orçamento doméstico.
  • Use lista de compras – comprar sem planejamento é um risco para as finanças. Assim, evite o impulso e pense duas vezes antes de colocar tudo o que vê pela frente no carrinho.
  • Reduza o uso do carro
  • Aproveite as promoções

Compartilhar


Compartilhar