Educação Financeira para todos

06 de outubro de 2017

Como planejar a aposentadoria?

Aposentadoria por tempo de contribuição, reforma previdenciária, novas regras da aposentadoria. Nos últimos tempos, este assunto vem sendo noticiado com frequência e é natural ter dúvidas. Uma certeza, no entanto, você precisa ter: planeje sua aposentadoria!

Planejamento de aposentadoria
De acordo com dados do IBGE (dezembro/2016), a expectativa de vida do brasileiro ao nascer, hoje em 75,5 anos, aumenta ano a ano. Além disso, com o maior controle de natalidade e o envelhecimento da população, o perfil do Brasil, antes bem jovem, está mudando. Isso quer dizer, basicamente, que nosso período de aposentadoria será mais longo, pois viveremos mais. O caminho é: poupar!

Para uma aposentadoria tranquila, é necessário planejá-la desde cedo. Quanto antes você começar a guardar dinheiro na intenção de atingir este objetivo, menor será seu esforço de poupança mensal.

Como planejar a aposentadoria?

Quanto antes você começar a poupar para a aposentadoria, melhor!
O planejamento financeiro para a aposentadoria se refere a um objetivo de longo prazo, o que requer disciplina e acompanhamento constante, para possíveis ajustes ao longo do caminho.

Liste despesas com moradia, alimentação, saúde, lazer, transporte e o que mais julgar importante. Esses valores mensais deverão ser multiplicados pelo tempo que vai depender dessa renda (por exemplo, 25 anos). Esse será o seu montante estimado para uma aposentadoria tranquila.

Reveja seu orçamento pessoal para conseguir encontrar espaço e investir pelo menos 10% da sua renda mensal. Se este valor não for suficiente para atingir os seus objetivos (tudo vai depender da sua idade ao iniciar esse processo), complemente com renda extra, como 13º salário e bonificações.

Conte sim com a Previdência Oficial, pois apesar de não ser possível sobreviver apenas desta renda, ela poderá compor uma parte significativa do seu orçamento no futuro. Se a sua empresa não possui programa de Previdência Privada como forma de reter talentos, avalie buscar uma estratégia de investimento que o ajude a atingir seus objetivos.

Invista tempo em sua Educação Financeira e estude opções de baixo risco que rendam mais do que a inflação para que seu dinheiro não perca poder de compra. Em busca de ganhos maiores, opte por diversificar suas aplicações. Vale lembrar: investimentos de longo prazo permitem assumir um pouco mais de risco. Assim, qualquer “perda” poderá ser recuperada ao longo do tempo.

Compartilhar


Compartilhar