Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

25 de maio de 2018

Como planejar minha primeira viagem internacional?

Seja qual for o destino escolhido, a realização de uma viagem internacional requer uma boa dose de planejamento e muita atenção a detalhes importantes para garantir a melhor experiência.

Antecedência ajuda no planejamento da viagem
Que tal começar o planejamento pelo menos seis meses antes da viagem? Assim, você vai ter tempo suficiente para explorar roteiros, dicas, participar de grupos nas redes sociais e acesso a promoções de passagens aéreas e de hospedagem.

Destino e melhor época para viajar
A baixa temporada dificilmente coincide com as férias escolares, impactando nas viagens em família. Por outro lado, para quem tem disponibilidade de tempo, as chances de boas negociações são enormes.

Portanto, no momento de definir o destino das férias, avalie se é período de alta ou baixa temporada, as condições de clima local e o possível impacto sobre as atrações que faz questão de ter no seu roteiro. Lembre-se de priorizar a melhor experiência!

Como planejar minha primeira viagem internacional?

Otimize custos com um bom roteiro
Nem sempre o custo será fator determinante para uma boa viagem. Os destinos baratos podem estar aliados a fatores climáticos, como, por exemplo, época de furacões.

Para ter certeza de quanto irá precisar, coloque na ponta do lápis os custos com passagens, hospedagens, alimentação, passeios, transportes e compras diversas.

Veja a cotação da moeda local, quanto será necessário levar e pesquise sobre média de preços. Afinal, não adianta economizar com a passagem, e descobrir que os gastos com transporte entre diferentes atrações são altíssimos.

Exigências legais que impactam nos custos
Outros gastos extras podem onerar uma viagem de forma significativa, como a necessidade de tirar passaporte, visto de entrada no País (às vezes exigido apenas por conta de uma conexão), seguro saúde, vacinas obrigatórias e excesso de bagagem. Esteja ciente de todos esses gastos, listando-os de maneira detalhada.

Passando pela imigração
Tire todas as dúvidas sobre o processo de imigração para o País de destino. Tenha em mãos todos os documentos da viagem (reserva em hotel, seguro viagem, passagem de volta, formulário de imigração entregue no voo) e responda às perguntas feitas pelo agente de imigração com segurança e tranquilidade.

Chegue com antecedência no aeroporto para fazer tudo com calma, já que a fiscalização tende a ser mais rígida. Se tiver conexões, tenha clareza das regras, que mudam em cada País. Informe-se ainda no check in sobre o destino das bagagens na troca de aeronaves.

Links relacionados:

Planejamento de viagem

Organize suas finanças

Como economizar nas férias

Compartilhar


Compartilhar