Educação Financeira para todos

23 de janeiro de 2020

Como precificar bem um produto?

Muitos empreendedores encontram dificuldades em melhorar a saúde financeira da sua empresa por estabelecerem preços muito baixos para seus produtos e serviços.

Para evitar erros na composição do preço, você deve considerar basicamente:

  • seus custos diretos para produção ou fornecimento do serviço;
  • os custos indiretos;
  • preço cobrado pela concorrência;
  • diferenciais que sua empresa oferece.

O preço de venda ideal tem que cobrir todos os custos e despesas, deve ser competitivo e melhor que o preço da concorrência. Observe com atenção:

Crescimento das vendas
O crescimento das vendas significa ganhar novos clientes e aprofundar o relacionamento com os existentes, por meio de preços competitivos.

Vantagem em relação à concorrência
É o mercado que diz o quanto está disposto a pagar. Neste caso, é preciso acompanhar a concorrência. Há uma faixa de aceitação para o preço de um produto, embora o consumidor não considere apenas este fator no momento da compra.

Posicionamento do produto
O preço ajuda a formar uma imagem a respeito de determinado produto. Muitas empresas optam por fixar preços altos para apoiar posicionamento de exclusividade e luxo. O preço posiciona as linhas de um produto e estabelece o segmento ou público-alvo destinado.

O que fazer com décimo terceiro salário: quitar dívidas?

Dicas Sebrae sobre preço de um produto:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-considerar-na-hora-de-precificar-os-produtos,8978e8da69133410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Calculadoras que facilitam a gestão do seu negócio:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/planilhas-que-facilitam-a-gestao-financas,b6354e64c093d510VgnVCM1000004c00210aRCRD

Links relacionados:

Passos para a saúde financeira
http://www.financaspraticas.com.br/empreender/gestao-e-negocios-pme/passos-para-a-saude-financeira

Vida empreendedora
http://www.financaspraticas.com.br/empreender/gestao-e-negocios-pme/vida-empreendedora

Plano de Negócios
http://www.financaspraticas.com.br/empreender/gestao-e-negocios-pme/primeiros-passos-empreendedor/aprenda-a-fazer-seu-plano-de-negocios

Compartilhar


Compartilhar