Educação Financeira para todos

06 de dezembro de 2019

Como preparar meu orçamento para os gastos de início de ano?

Os meses de janeiro a março são conhecidos por algumas despesas que apertam no bolso, caso não sejam programadas. Embora sempre aconteça desta forma, é comum as pessoas se perderem nas contas, em função dos abusos cometidos nas festas de Natal e Réveillon.

Além das compras, há ainda o período de férias, que naturalmente exige mais gastos, principalmente para quem tem filhos e pretende oferecer lazer e diversão nesse período de recesso escolar.

A dica é identificar essa sazonalidade e se preparar para ela: procure, todos os anos, economizar dinheiro nesta época, segurando um pouco o consumo, guardando o dinheiro extra que recebe (restituição do IR, férias, décimo terceiro etc.) e, principalmente, listando quais serão seus gastos.

Saiba como organizar seu orçamento e deixar tudo preparado para os gastos de início de ano

Os gastos mais comuns para o início de ano são:

  • IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano): pago por todo proprietário de imóvel (comercial ou residencial) ou por inquilino, no caso de imóvel alugado.
  • IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores): imposto estadual, cobrado anualmente, cuja alíquota varia a cada Estado (de 1 a 6%) de acordo com o valor do veículo.
  • Gastos escolares: matrícula, compra do uniforme e do material escolar.

Links relacionados:

Orçamento, a ferramenta principal
http://www.financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/como-fazer-um-orcamento/orcamento-a-ferramenta-principal

Como elaborar um orçamento
http://www.financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/como-fazer-um-orcamento/como-elaborar-um-orcamento

Como controlar as despesas sazonais no orçamento
http://www.financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/como-fazer-um-orcamento/como-controlar-as-despesas-sazonais-no-orcamento

Compartilhar


Compartilhar