Educação Financeira para todos

13 de agosto de 2018

Como ter uma renda extra?

Ao preparar sua planilha de orçamento e fazer toda a faxina necessária nas despesas, cortando gastos desnecessários, pode acontecer de, ainda assim, a conta não fechar. Por mais que o indicado seja ajustar as despesas ao quanto você ganha, há situações (e fases da vida) em que a renda se torna mesmo insuficiente para manter o orçamento em dia.

Neste caso, o caminho é buscar alternativas de renda extra. Há várias possibilidades, e tanto você quanto seus familiares devem colocar a criatividade para funcionar, buscando habilidades que podem se tornar uma forma de ganhar dinheiro. Você pode ter uma renda extra: oferecendo aulas de reforço escolar, aulas de violão ou qualquer instrumento que saiba tocar, revisão e tradução de textos, serviços de vídeo e fotografia, hospedagem, cuidados e passeios com pets etc.

Ideias para ganhar dinheiro extra
Para quem tem dotes culinários, a dica é preparar pratos congelados, alimentos para festas (salgados, doces, bolos), lanches naturais, comidas mais saudáveis para quem não tem tempo de prepará-las etc.

Outra boa opção é o serviço de costura e pequenos reparos em roupas, oferecendo itens customizados e bastante criativos. Trabalhos de artesanato também costumam gerar bons resultados para o bolso.

Saiba como conseguir ter uma renda extra e, assim, reforçar seu orçamento mensal

Desapegue!
Vender objetos pela internet pode ser a boa alternativa para fazer um dinheiro extra. Sempre é possível encontrar uma roupa, um eletrodoméstico ou um móvel em bom estado de conservação, mas que você já não utiliza há algum tempo, seja porque comprou um produto mais moderno, ou porque perdeu a serventia para você.

Dinheiro extra no emprego
Férias, comissões, bonificações, restituição do imposto de renda e décimo terceiro também entram no quesito “renda extra”. Para usar bem o seu dinheiro extra, você deve se programar!

Links relacionados

Receitas são ponto de partida
http://financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/como-fazer-um-orcamento/receitas-sao-ponto-de-partida.

Recuperando sua saúde financeira
http://financaspraticas.com.br/planejar/recuperando-sua-saude-financeira

Compartilhar


Compartilhar