Educação Financeira para todos

30 de novembro de 2018

Como usar bem meu dinheiro extra?

Assim como há momentos do ano em que as despesas aumentam, há outros em que você recebe um dinheiro extra, que pode dar aquele alívio no orçamento pessoal: a restituição do Imposto de Renda, o pagamento do 13º salário, férias, bonificações, comissões etc.

Para aproveitar bem esse reforço no seu bolso, é preciso planejamento financeiro. Procure atualizar sua planilha de orçamento pessoal, com o objetivo de avaliar com clareza qual sua situação atual.

Caso tenha dívidas em atraso, procure quitá-las, optando sempre pelas mais caras (sujeitas a taxas de juros mais altas). Evite a ansiedade de querer pagar tudo de uma vez: avalie bem a situação e aprenda a priorizar.

Se você está com as contas em dia, pode aproveitar esse dinheiro extra para as compras de Natal, separando uma parte para as despesas de início de ano, arcando com os custos de IPTU, IPVA e gastos escolares. Isso sem falar nas férias! Mesmo sem viajar, nesse período as despesas podem aumentar, pois as altas temperaturas são um convite e tanto para passear.

Como usar bem meu dinheiro extra?

Outra opção é poupar este dinheiro, seja para a construção de uma reserva de emergência, para a realização de sonhos de curto, médio e longo prazo ou, ainda, para o planejamento de sua aposentadoria. Você tem pensado neste assunto?

Caso possua um Plano de Previdência Privada, seja ele PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) ou Fundo de Pensão (planos de previdência fechados, patrocinados por empresas aos seus trabalhadores), você pode utilizar o dinheiro extra para realizar uma contribuição ou aporte no plano, aproveitando o Benefício Fiscal. Para saber mais sobre este assunto, acesse:

O que é benefício fiscal da Previdência Privada?

Links relacionados:

Como começar a poupar
http://www.financaspraticas.com.br/investir/aprender-a-poupar-dinheiro/como-comecar-a-poupar

Como planejar a aposentadoria
http://www.financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/como-planejar-a-aposentadoria

Compartilhar


Compartilhar