Educação Financeira para todos

12 de junho de 2015

Cada vez mais, a internet conquista seu espaço entre o público antes resistente à tecnologia. A participação em redes sociais, a praticidade do internet banking e outros recursos começam a ser mais explorados.

Se este é o caso dos seus pais, novos adeptos também das compras online, há uma série de dicas básicas de segurança que você deve transmitir a eles. Caso não conheçam, será um novo aprendizado. Caso contrário, não custa nada reforçar!

  • é preciso atenção na hora da escolha da loja, principalmente em relação à idoneidade. Na dúvida, para evitar riscos, devem optar por lojas conhecidas ou indicadas por amigos.
  • devem buscar sempre selos de segurança na página da internet, verificando a autenticidade.
  • na hora de pagarem suas compras, ou mesmo de realizarem outra transação, muito cuidado para manter protegidos os seus dados financeiros e pessoais.
  • antes de fornecer o número do cartão de crédito, é importante checar se o site permite a transmissão segura da informação. Para isso, vale verificar as chaves de segurança, como símbolo do cadeado fechado na barra inferior do site ou no endereço (URL) que começa com https://. Estes sinais indicam que somente o consumidor e o site podem ver a informação relacionada ao pagamento.
  • o número do cartão deve ser informado somente quando tiver iniciado a transação e não quando receber algum e-mail pedindo que faça o procedimento.
  • no caso da compra virtual, antes de fechar negócio, é recomendável verificar as políticas de entrega e devolução para se certificar que o produto pode ser devolvido, caso não se encontrem em condições satisfatórias.

Quanto a dados como número de RG e CPF, só devem ser fornecidos para sites reconhecidos e de procedência confiável.

É importante manter um registro das transações, revisando sempre os extratos do cartão. Caso seja notada alguma operação suspeita, o caminho é comunicar imediatamente à administradora.

E mais:

  • Evitem usar redes inadequadas
  • Nada de acreditar em descontos e promoções exageradas
  • Não abram ou cliquem em todos os anúncios que recebe por email
  • Optem por fazer compras online sempre do seu computador.

Lições importantes de Educação Financeira
Pela facilidade e praticidade que oferece, as compras online devem ser analisadas com a máxima atenção, visando evitar os gastos por impulso.

É preciso ter cuidado com as compras parceladas: verifiquem se o preço final, somando as parcelas, é o mesmo do valor à vista. Fujam dos juros: é mais vantajoso adiar a compra, juntar dinheiro e comprar depois, pagando de uma só vez.

A internet é uma excelente fonte de pesquisa de preços. Antes de comprar algo, façam uma cotação. Além de economizar dinheiro, vocês poupam um tempo precioso.

Compartilhar


Compartilhar