Educação Financeira para todos

20 de fevereiro de 2020

Exagerei nas compras parceladas: como resolver?

Festas de fim de ano, férias, viagem e outros gastos geram forte impacto no orçamento. Isso sem falar nas compras parceladas, bastante comuns nessa época, na intenção de realizar sonhos de consumo e presentear amigos e familiares.

E como reorganizar a vida financeira depois dos abusos? Como na dieta, após as tentações de fim de ano, em que você vai para a balança, avalia o resultado e estabelece sua meta, na organização das suas contas o processo é parecido.

Para ter uma visão concreta quanto à situação financeira, é hora de colocar todas as informações em uma balança diferente: a planilha de orçamento.

Não utilize esta ferramenta somente na hora do aperto. Faça do controle financeiro um hábito para toda a vida: atualizando sua planilha mensalmente e monitorando-a com frequência, você vai ter resultados surpreendentes. Experimente!

Saiba como organizar suas contas depois de exagerar nas compras parceladas e comprometer seu orçamento

Saiba como cuidar melhor do seu dinheiro. Antes de sair às compras:

  • reflita sobre suas necessidades;
  • evite a pressa;
  • cuidado com as promoções;
  • pesquisa preços e condições de pagamento.
  • muita atenção ao parcelamento;
  • não faça do consumo uma terapia;

Lembre-se: economizar dinheiro é uma das principais lições de Educação Financeira e o caminho para a realização de muitos sonhos. Defina a sua estratégia, sonhe e realize!

Links relacionados:

Como organizar as contas
http://www.financaspraticas.com.br/planejar/como-organizar-as-contas

Como monitorar planilha
http://www.financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/como-fazer-um-orcamento/com-que-frequencia-monitorar-planilha-de-orcamento

Sinais de descontrole financeiro
http://www.financaspraticas.com.br/planejar/como-organizar-as-contas/sinais-de-descontrole-financeiro/sinais-de-descontrole-financeiro

Compartilhar


Compartilhar