Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

06 de julho de 2017

O que é taxa Selic?

A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é conhecida como a taxa básica de juros no Brasil. Ela é usada nos empréstimos feitos entre os bancos e também nas aplicações feitas por essas instituições bancárias em títulos públicos federais.

A taxa Selic é definida a cada 45 dias pelo Copom, que é o Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil. É a partir da Selic que os bancos definem a remuneração de algumas aplicações financeiras feitas pelos clientes. A Selic também é usada como referência de juros para empréstimos e financiamentos.

Vale ressaltar que a Taxa Selic não é mesma a utilizada para empréstimos e financiamentos pessoas físicas e empresas. Os bancos tomam dinheiro emprestado pela Taxa Selic, mas emprestam dinheiro aos seus clientes com taxa de juros bancários, que é maior, por entrarem nesse cálculo, por exemplo, os custos operacionais e o risco de não obter de volta o valor emprestado.

  O que é taxa Selic?

Controle da inflação
A Taxa Selic é utilizada pelo Banco Central para controlar a inflação. Quando está alta, ela favorece a queda da inflação, pois desestimula o consumo, já que os juros cobrados nos financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos.

Por outro lado, quando está baixa, favorece o consumo, pois tomar dinheiro emprestado ou fazer financiamentos fica mais barato.

Compartilhar


Compartilhar