Educação Financeira para todos

27 de novembro de 2017

O que fazer com décimo terceiro salário: quitar dívidas?

Finalmente sair do vermelho ou fazer aquela compra tão desejada? As possibilidades de uso do décimo terceiro salário são muitas, e é possível dar mais de um destino para o dinheiro extra.

Fazer um planejamento financeiro é importante
Se o seu primeiro impulso for quitar as dívidas de uma vez, reflita antes sobre uma questão importante: o seu planejamento financeiro. Isso porque a decisão pode mascarar um problema maior e que deve ser resolvido na raiz.

Faça um teste pelo período de um mês para controlar as finanças: liste todas as suas despesas de forma detalhada. Feito isso, avalie todas as possibilidades de cortes de gastos. Vale o café depois do almoço, refeições fora de casa, happy hour com amigos, despesas com táxi etc.

Mudanças de hábitos financeiros simples poderão gerar uma economia capaz de cobrir o pagamento de dívidas como o parcelamento de compras no cartão ou despesas típicas de final e início de ano.

Mas, se mesmo diante da revisão orçamentária, o dinheiro que sobrar não for suficiente para arcar com todas as despesas, o dinheiro do 13º salário deverá então ser usado para quitar dívidas em atraso e estancar os gastos com juros.

Lembre-se que é preciso aprender com a experiência de altos endividamentos para não cair na armadilha novamente. Por esta razão, antes de usar o décimo terceiro salário apenas para resolver um problema temporariamente, o ideal é apostar em um novo estilo de vida.

O que fazer com décimo terceiro salário: quitar dívidas?

Depois, realize um sonho de consumo
Após repensar o seu planejamento financeiro para não depender inteiramente do dinheiro extra, é hora de utilizar a gratificação de Natal para também satisfazer alguns desejos pessoais merecidos.

Aproveite o dinheiro disponível para negociar tudo à vista. As possibilidades de conseguir excelentes descontos são grandes e você ainda evitará contrair novas dívidas.

Tenha cuidado para não ultrapassar o limite de gastos. Avalie se tudo o que você deseja comprar é realmente necessário, ou se está alinhado aos seus sonhos e objetivos. Se o seu plano é fazer um MBA ou trocar de carro, faria sentido gastar todo o dinheiro agora?

Não esqueça que o fim de ano é importante para estar junto de quem se ama. Os presentes são apenas um ato simbólico de mostrar que você se lembrou de pessoas queridas. Para orçamentos mais apertados, o amigo secreto é uma forma econômica, e ainda divertida, de celebrar o período de festas.

Compartilhar


Compartilhar