Educação Financeira para todos

16 de novembro de 2018

Previdência privada da empresa: o que acontece em caso de demissão?

Muitas empresas, sobretudo as de maior porte, oferecem aos seus funcionários a possibilidade de aderirem a um plano de previdência privada patrocinado pela companhia. São os chamados Fundos de Pensão.

Um dos pontos de maior questionamento, quanto a aderir ou não ao plano de previdência privada, é o vínculo estabelecido, ou seja: “o que acontece com o dinheiro poupado, se o funcionário resolver mudar de emprego?”

Descubra como proteger seu planejamento financeiro rumo à aposentadoria. O que acontece com o funcionário, em caso de demissão, quando ele tem plano de previdência da empresa?

Como funciona a previdência privada, nesse caso? Existem algumas alternativas, chamadas de “institutos”, criadas justamente para proteger o planejamento financeiro do Participante. São uma espécie de garantia para o plano, após a saída da empresa. São os seguintes:

  • Portabilidade: permite que o funcionário migre os recursos do plano para outro, caso mude de emprego. Mas há condições específicas para isso.
  • Autopatrocínio: o participante mantém o plano, depois de encerrado o vínculo empregatício, e continua contribuindo, porém sozinho (sem a contrapartida da empresa). Assume alguns custos também, como a taxa de administração.
  • Resgate: o funcionário encerra o plano, sacando o dinheiro que investiu. Neste caso, embora as regras variem de uma empresa para outra, geralmente o participante do plano pode sacar apenas as contribuições feitas por ele (não tem direito às contribuições feitas pela empresa).
  • BPD (Benefício Proporcional Diferido): o plano é mantido até a data da sua aposentadoria, mesmo sem contribuir mais.

Links relacionados:

Entenda o que são Fundos de Pensão

http://financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/como-planejar-a-aposentadoria/fundos-de-pensao

10 passos para planejar aposentadoria

http://financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/como-planejar-a-aposentadoria/10-passos-para-o-seu-planejamento

Link útil:

Abrapp (Associação Brasileira das Empresas Fechadas de Previdência Complementar)

http://www.abrapp.org.br

Compartilhar


Compartilhar