Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

12 de abril de 2018

Quais os riscos de comprar bitcoin?

A característica principal do Bitcoin é o fato de este mercado não ser centralizado, regido por alguma instituição, o que gera um risco. A emissão de Bitcoin não passa por uma casa da moeda ou Banco Central.

São os próprios usuários que gerenciam o sistema, sem a necessidade de um intermediador ou de uma autoridade central. Não há regulação ou fiscalização desse mercado, como acontece em outros investimentos, que são fiscalizados pelo Banco Central e pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Outro risco está na possibilidade de roubo das carteiras com o dinheiro virtual, bem como ataque de hackers. O custo da transação também pode ser mais alto do que de outros investimentos.

Quais os riscos de comprar bitcoin?

Esclarecimento do Banco Central No dia 16 de novembro de 2017, O Banco Central publicou em seu site o comunicado no. 31.379, que alerta sobre “os riscos decorrentes de ações de guarda e negociação das denominadas moedas virtuais”, referindo-se às criptomoedas:

“Considerando o crescente interesse dos agentes econômicos (sociedade e instituições) nas denominadas moedas virtuais, o Banco Central do Brasil alerta que estas não são emitidas nem garantidas por qualquer autoridade monetária, por isso não têm garantia de conversão para moedas soberanas, e tampouco são lastreadas em ativo real de qualquer espécie, ficando todo o risco com os detentores. Seu valor decorre exclusivamente da confiança conferida pelos indivíduos ao seu emissor”.

“A compra e a guarda das denominadas moedas virtuais com finalidade especulativa estão sujeitas a riscos imponderáveis, incluindo, nesse caso, a possibilidade de perda de todo o capital investido, além da típica variação de seu preço. O armazenamento das moedas virtuais também apresenta o risco de o detentor”.

Para leitura da íntegra do comunicado do Banco Central, acesse: http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/normativo.asp?numero=31379&tipo=Comunicado&data=16/11/2017

Compartilhar


Compartilhar