Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

23 de junho de 2017

Qual a diferença entre DOC e TED?

Criadas para facilitar a transferência entre diferentes bancos (tanto para o próprio titular quanto para terceiros), as operações DOC e TED são a saída mais segura para quem deseja evitar o transporte de dinheiro e as longas filas nas agências. Mas, afinal, qual a diferença entre DOC e TED?

Como fazer transferência bancária (DOC)?
O DOC (Documento de Ordem de Crédito) é utilizado como opção para transferências de um banco para outro de até R$ 4.999,99. Quando realizada até as 21h59 de um dia útil, a operação é compensada no dia útil seguinte. Após este horário e aos finais de semana e feriados, o dinheiro entra na conta do destinatário apenas no segundo dia útil.

Por ser uma transação bancária não realizada em tempo real, é possível cancelar um DOC junto ao banco, respeitando os prazos de cada instituição, o que torna a opção mais segura sob este aspecto.

Saiba a diferença entre DOC e TED

TED (Transferência Eletrônica Disponível)
Criada em 2002 pelo Banco Central, a TED surgiu para dar velocidade às transferências de valores acima do limite máximo do DOC. No entanto, o limite mínimo para TED não existe mais. Agora é possível transferir qualquer valor para outro banco no mesmo dia.

Nesta modalidade, o dinheiro fica disponível na conta do recebedor em poucos minutos, atendendo bem às necessidades de quem precisa realizar transferências bancárias rápidas. Mas, por ser uma transação imediata, não é passível de cancelamento pelo banco.

Vale lembrar que é necessário respeitar horário para realizar uma TED: até as 17h, a compensação acontece no mesmo dia. Caso contrário, fica agendada automaticamente para a manhã seguinte.

Taxa de transferência entre bancos
Cada banco define o valor cobrado por cada transação, o que pode determinar a escolha por uma ou outra opção e responder à questão: “quando fazer TED ou DOC?”. Transações bancárias via internet e caixas eletrônicos são mais baratas do que as realizadas presencialmente em agências.

Há ainda ofertas de pacotes de tarifas mensais que incluem um número determinado de operações gratuitas ou até mesmo sua isenção total. Pesquise as regras do seu banco para escolher a melhor opção para você.

Para conhecer melhor os serviços bancários, visite a seção:
http://www.financaspraticas.com.br/planejar/servicos-bancarios

Para saber mais sobre Direitos do Consumidor, acesse:
http://www.financaspraticas.com.br/planejar/consumo-responsavel/direito-do-consumidor

Compartilhar


Compartilhar