Educação Financeira para todos

02 de junho de 2017

Quando investir em ações na bolsa de valores? Existe um melhor momento?

Vários fatores podem interferir no desempenho das diferentes modalidades de investimento no mercado financeiro.

Ações na bolsa de valores: como funciona?
No caso de compra de ações, elas geralmente se valorizam com a economia em alta, ou em tendência de crescimento. Isso acontece porque, mais confiantes na economia, as empresas voltam a investir em seus negócios e, consequentemente, suas ações se valorizam.

Como investir na bolsa?
No mercado de ações a melhor estratégia é comprar barato. Isso significa investir antes que os papeis se valorizem demais. O que dita o aumento do preço das ações é a demanda. Isso significa que, se muitos investidores passam a comprar papeis de determinada empresa, há uma valorização e o preço sobe.

Investir em ações em um momento de alta não é bom, pois a possibilidade de você ganhar dinheiro é menor, pois a ação pode já ter chegado ao seu melhor desempenho, ou estar bem perto disso.

Quando investir em ações na bolsa de valores? Existe um melhor momento?

Como operar na bolsa? Investimento a longo prazo
Para driblar os momentos de instabilidade e evitar perdas, além de comprar na baixa, a melhor alternativa ao investir no mercado de ações é a visão de longo prazo. Vale também a estratégia de diversificação, investindo o seu dinheiro em modalidades diferentes, mesclando Renda Fixa e Renda Variável.

Análise de perfil de investidor
Antes de investir em ações, certifique-se de que tem o perfil adequado para este mercado. São cinco as variáveis que você deve analisar: o risco que está disposto a correr, o tempo no qual irá manter o dinheiro investido, o volume de recursos, quanto tempo dispõe para seguir o mercado e, por fim, qual sua postura diante de potenciais perdas.

Como aplicar na bolsa de valores?
De forma geral, para investir em ações, você deve saber que ganhos não são garantidos, pois este é um mercado de renda variável. No entanto, o risco de perder dinheiro cai muito para quem aplica em ações na bolsa de valores olhando para um prazo maior.

Compartilhar


Compartilhar