Educação Financeira para todos

15 de maio de 2017

Como investir no Tesouro Direto?

A Poupança não é a única alternativa de investimento de baixo risco. Com possibilidades maiores de ganho, as aplicações em títulos públicos (por meio do Tesouro Direto, um programa do Tesouro Nacional) podem ser feitas também por quem dispõe de pouco dinheiro.

Como funciona o Tesouro Direto?
De forma simplificada, ao investir em papéis da dívida pública, o investidor empresta dinheiro ao Governo. Estes títulos têm um prazo de vencimento, e, após este período, o investidor recebe esta quantia de volta, acrescida de uma taxa de retorno.

Qual o valor mínimo para investir no Tesouro Direto?
O valor mínimo para aplicar no Tesouro Direto equivale a 1% do valor de um título, desde que respeitado o mínimo de R$ 30. É preciso ter conta em uma instituição financeira (banco ou corretora) habilitada, os chamados agentes de custódia.

Taxas do Tesouro Direto. Quais os custos para o investidor?
Há duas taxas para quem optar pelo Tesouro Direto: a taxa de custódia de 0,30% ao ano, cobrada pela BM&FBovespa, e a taxa do agente de custódia, que varia entre as instituições (que podem, ou não, cobrá-la).
Assim como em outras aplicações em Renda Fixa, também é cobrado o Imposto de Renda do investidor. No sistema regressivo, quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, menor será o IR.

Saiba como investir no Tesouro Direto e de quanto dinheiro vai precisar

Como aplicar no Tesouro Direto? Entenda cada modalidade
Investimento no Tesouro Direto continua sendo mais vantajoso que a poupança, mesmo com as taxas. Para tanto, é importante conhecer as modalidades atualmente disponíveis para investir:

  • Tesouro Selic:
    Nesta modalidade, a rentabilidade acompanha a variação da taxa básica de juros da economia, a Selic.
  • Tesouro IPCA+:
    Com rentabilidade formada por uma taxa de juros prefixada mais a variação do IPCA, garante ao investidor retorno acima da inflação.
  • Tesouro Prefixado:
    No momento da compra, é possível saber exatamente quanto irá receber caso mantenha o dinheiro até o vencimento do título.

Ficou interessado?

Acesse o site www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto para conhecer os títulos à venda, prazos de vencimento e suas respectivas rentabilidades.

Para informações sobre rentabilidade dos títulos, acesse:
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-precos-e-taxas-dos-titulos

Share


Share