30SETEMBRO2019 – O mercado muda bem depressa e o empreendedor precisa de muita atenção e dinamismo para acompanhar tendências de mercado e tudo o que acontece à sua volta. Ao prospectar um novo cliente, pode se deparar com novas tecnologias, soluções ou mesmo termos dos quais nunca ouviu falar.
Confira aqui um glossário com alguns dos termos em evidência. Fique por dentro!
Aceleradora: tem como objetivo acelerar o crescimento de uma startup (que tenha potencial e seja viável), apoiando-a financeiramente, oferecendo consultoria. treinamento e networking. Em troca, elas recebem participação acionária na empresa.
Analytics: uso eficiente de dados e análises, para tomar decisões mais assertivas e fundamentadas.
Big Data: solução que permite a análise e a interpretação de grande volume de dados. As ferramentas de Big Data ajudam a definir estratégias de marketing, por permitir maior conhecimento sobre o público que se quer atingir e alternativas mais eficientes para atingi-lo.
B2B: sigla para Business to Business (negócios para negócios), utilizada para definir negócios entre empresas.
B2B2C: sigla para Business to Business to Consumer (negócios para empresas para consumidores). É realizada quando uma empresa faz negócios com outra, visando vender para o cliente final.
B2C: sigla para Business to Consumer (negócios para consumidores), utilizada para definir negócios entre uma empresa e um consumidor final.
Business Plan: é o plano de negócio da empresa, documento com informações sobre a empresa e seus integrantes, descrição do produto e/ou serviço que oferece, análises de mercado, estratégias de vendas, marketing etc.
C2C: sigla para Consumer to Consumer (de consumidor para consumidor). Ele é intermediado normalmente por uma empresa (um site de leilão online, por exemplo), mas o negócio é feito diretamente com outro consumidor.
Coworking: local compartilhado por profissionais e empresas que podem ser de áreas distintas ou não.
E-commerce: é a compra pela internet.
Fintech: o termo surge da combinação das palavras “financial” e “technology”. É o tipo de negócio que visa oferecer serviços financeiros, só que a custos bem mais baixos do que os dos bancos. A tecnologia é a base para que essas empresas ofereçam seus produtos e serviços.
Inboud marketing: prática de Marketing Digital focada em atrair potenciais clientes, através de conteúdo relevante, que possibilite construir relacionamento.
Incubadora: tem o objetivo de ajudar empresas em estágios iniciais a darem seus primeiros passos no mercado. Geralmente estão associadas ao ambiente governamental ou acadêmico.
Investidor-anjo: são investidores privados que fazem aportes em startups.
IPO: quando a empresa abre o capital e ingressa na bolsa de valores.
Mentor: empreendedor ou especialista experiente que tem conhecimento de mercado para dar dicas, orientações e direcionamentos para sua empresa.
Startup: empresa, em fase inicial, que tem como objetivo o ingresso/crescimento no mercado. Tem como foco atrair investidores para que esse crescimento seja possível.
Links relacionados:
Vida empreendedora
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Primeiros passos do empreendedor
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