As confraternizações de fim de ano são um ótimo momento para descontrair, comemorar resultados, conhecer e interagir com pessoas de outros departamentos, fortalecer relacionamento com sua equipe e até mesmo com seu chefe.
Comida, bebida, música, diversão, tudo de graça! Finalmente, é hora de aproveitar. Certo? Nem tanto. Tenha cuidado e lembre-se que, por mais que o ambiente seja amigável entre os integrantes da equipe, sua rotina profissional continua no dia seguinte. Seja lá o que fizer, seu comportamento pode comprometer sua imagem diante do grupo e principalmente diante do seu chefe.
Pense bem no seu esforço ao longo do ano, para realizar um bom trabalho e no quanto quer crescer profissionalmente. Sendo assim, não arrisque toda essa trajetória em algumas horas de confraternização. Especialistas em carreira concordam: os abusos nessas ocasiões prejudicam sim a imagem do profissional e viram alvo de comentário por muito tempo, ainda mais em tempos de redes sociais e tanta tecnologia, onde tudo se propaga tão rápido.
Se você tem chefe...
Tudo bem que festa é lugar de aliviar a tensão, mas tente não esquecer quem é quem. Beba com moderação, evite exagerar nas brincadeiras e nada de comentários inconvenientes. Lembre-se: para os gestores, esta é uma excelente oportunidade para conhecer melhor seus funcionários.
Não fale de trabalho nessas ocasiões, a não ser que a empresa solicite isso (com apresentação de resultados por área e planos para o próximo ano, por exemplo). Deixe no escritório os assuntos pendentes, eventuais desentendimentos ou problemas com fornecedores.
Não é hora, também, de falar com seu chefe sobre seu desempenho, de pedir mais prazo para entregar algum projeto ou, pior ainda, de conversar sobre remuneração.
Mais uma dica: procure respeitar a hierarquia, esteja onde estiver. Existem pessoas que misturam com facilidade vida pessoal e profissional, o que pode prejudicá-lo. Não é porque você sentou ao lado do diretor da empresa no jantar de confraternização, que deverá tratá-lo, a partir de então, como alguém muito próximo a você.
Se você é chefe...
Lembre-se: você deve dar o exemplo. Caso exagere na dose, poderá ser visto de forma diferente no dia seguinte. O tratamento será de maior intimidade e sua autoridade poderá diminuir sensivelmente. Parece detalhe, mas não é.
Aproveite a oportunidade para interagir, conhecer melhor sua equipe, passar momentos agradáveis e ouvi-los.
Resumindo, dez dicas: