Você pode interromper sua carreira para um estágio no exterior, dedicar-se a um curso de especialização, ao aprendizado de outro idioma, uma viagem ou simplesmente parar para traçar novos rumos e, quem sabe, até mesmo abrir sua própria empresa.
Embora tudo isso pareça um sonho, com planejamento pode sim ser realizado. Primeiro, você precisa identificar quando pretende iniciar este período sabático, por quanto tempo e o que pretende fazer nesta fase.
Essas informações devem ser bastante precisas e detalhadas. No caso de uma viagem internacional, você deve planejar cada passo: local de destino, documentação necessária e custos envolvidos, duração da viagem, hospedagem e alimentação, valor do curso de idioma que pretende fazer por lá. Quanto mais dados você tiver, melhor!
Paciência e tempo a seu favor!
Para a realização deste sonho, além de disciplina, você deverá ter paciência. Afinal, essa conquista não vai acontecer tão rápido: é necessário controlar o orçamento, poupar e pesquisar muito. Seja determinado, não desista diante da primeira dificuldade.
Aproveite sua rede de contatos para identificar possibilidades de estadia “lá fora”, a um custo menor. Há sempre um amigo que optou por morar em outro país, portanto, fique atento à sua rede.
Pense também na sua retomada após o período sabático. O que pretende fazer: retornar ao trabalho, procurar uma nova ocupação ou abrir uma empresa? Seja qual for sua escolha, deve ser planejada para sua maior tranquilidade. Há quem consiga negociar com a empresa onde trabalha uma espécie de licença. Que tal experimentar?
Considerando que sua opção é retornar ao mercado de trabalho, lembre-se de voltar ainda melhor. Isso significa que esse período deve agregar valor ao seu currículo, deve lhe oferecer um diferencial. Considere guardar uma quantia que lhe garanta um período destinado à recolocação.
Passo a passo: