Na hora de comprar o sonhado imóvel, vem a dúvida: casa ou apartamento? A escolha depende de alguns fatores, relacionados basicamente ao perfil do futuro morador e ao grau de importância que ele atribui a algumas questões, tais como privacidade, conforto, lazer, segurança e espaço. Veja só:
Em uma casa...
As casas, geralmente, oferecem maior espaço, privacidade e a condição de seguir suas próprias regras. É possível se dedicar mais às plantas e aos animais de estimação, por conta da área externa. No caso das crianças pequenas, é possível guardar melhor brinquedos e todos os equipamentos comuns a esta etapa da vida (carrinho, bebê conforto, piscina de bolinhas etc.). O espaço amplo da casa possibilita que a criança brinque mais, diante da supervisão dos pais (em um apartamento, crianças pequenas não podem descer sozinhas para brincar, e nem sempre os pais têm essa disponibilidade de acompanhá-las).
Financeiramente, em um primeiro momento, a casa se destaca frente ao apartamento, por conta dos custos menores, já que não se paga condomínio. É interessante, no entanto, considerar que a manutenção geral do imóvel é mais cara e trabalhosa. Você arca também com outras despesas, como o serviço de vigilância no seu bairro, cuidados com a fachada, manutenção da caixa d’água etc.
No apartamento...
Todo condomínio está sujeito a regras e esta é principal característica de se morar num apartamento. Há uma série de condições para você usar o salão de festas, horários a cumprir etc. O mesmo vale para o uso da quadra, do elevador, da piscina, da garagem. O ideal é conhecer muito bem o regulamento do prédio, antes de ir morar nele. Principalmente quanto à realização da sua mudança! Muitos condomínios estabelecem dias e horários específicos para essa finalidade.
Quem mora em apartamento tem um compromisso periódico: deve comparecer às reuniões de condomínio, não apenas para ficar ciente das decisões que são tomadas, como também para manifestar sua opinião a respeito.
O apartamento oferece integração maior com outros moradores, criando grupos para a realização de atividades divertidas em conjunto. Filhos adolescentes e jovens tendem a gostar mais da opção de morar em apartamento, por conta das amizades e da área de lazer.
Trata-se de uma moradia teoricamente mais segura para os que costumam viajar ou passam muito tempo fora de casa, por conta do trabalho. Apartamentos são mais fáceis de conservar e de limpar.
O fato de contar com serviço de portaria facilita o recebimento de correspondências e eventuais encomendas. Isso sem falar na campainha, que toca bem menos em relação a uma casa.
Em qual perfil você se enquadra?
CASA, geralmente, é para quem:
APARTAMENTO, geralmente, é para quem:
Nunca diga “nunca”!
A cada fase da vida vivenciamos momentos e necessidades diferentes. Por isso, esteja aberto à experiência de morar em casa e em apartamento, conhecendo os aspectos positivos e negativos de cada escolha. Nunca diga nunca!
Uma alternativa que equilibra um pouco esses “dois mundos” é optar pelos condomínios horizontais, ou seja, condomínios fechados com casas.
Dessa forma, alia-se o conforto e a privacidade de uma casa, à segurança, à integração com a vizinhança e às opções de lazer de um apartamento. Faça sua escolha!