Nossa vida é repleta de fases e é preciso ajustar o planejamento financeiro a cada uma delas. Há momentos que nos possibilitam poupar mais, pensar no futuro. Já outros exigem gastos maiores, dedicação total ao momento presente.
É o caso da entrada dos filhos na universidade. A hora pede uma revisão detalhada do orçamento, com o objetivo de listar e incluir as novas despesas, além de analisar o que pode ser reduzido entre os gastos comuns da família.
Não sabe por onde começar? Siga o passo a passo e organize suas contas!
Especifique as despesas
O segredo de um orçamento bem-sucedido é construí-lo, o mais próximo possível, da sua realidade. Liste todas as despesas que vai ter na nova situação, já estimando o custo de cada uma delas. Entram aqui, entre outras despesas:
Longe de casa?
Se o seu filho optar por estudar longe de casa, considere um aumento das suas despesas, por conta disso, mesmo que seja aprovado em uma universidade pública. Veja o que considerar:
Planejamento em família
O ideal é que a família organize seu planejamento financeiro para esta nova etapa. É sempre indicado compor, ao longo do tempo, uma reserva para este momento.
Caso não seja possível garantir uma reserva financeira, a família deve construir uma estimativa de gastos antes mesmo de o aluno se inscrever no vestibular, para que assim possam escolher a faculdade mais adequada, considerando vários aspectos.
Analisando as faculdades com cautela, a família reduz custos com vestibular e o estudante, por sua vez, tem um desgaste bem menor.
Veja alguns exemplos:
Reuniões familiares
Família unida planeja unida! É recomendável que todos estejam envolvidos nesta nova etapa, pois o orçamento certamente sofrerá impacto. Sucesso!