Na planilha de orçamento do brasileiro, uma parcela significativa da receita mensal é destinada aos gastos com saúde.
A dúvida é: quais cuidados devem ser tomados na hora da contratação de um plano de saúde? Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), é importante observar prazos de carência, coberturas, reajustes e contratos. Confira as dicas da própria agência para acertar na hora de contratar seu plano:
Operadora
É importante verificar se a operadora está cadastrada na ANS e se o plano escolhido está registrado. Essa consulta pode ser feita pelo telefone (0800 7019656) ou pela internet (www.ans.gov.br).
Plano: observe se o plano escolhido atende às suas necessidades. Para isso, é importante saber a diferença entre eles:
De acordo com a ANS, é possível fazer combinações entre os diferentes planos, tornando a escolha mais adequada e vantajosa de acordo com a necessidade do cliente.
Cobertura
Avalie se você precisa de um plano que atenda apenas em seu município ou que tenha abrangência nacional ou, até, internacional. Além disso, verifique se a rede credenciada da operadora escolhida atende às suas necessidades.
Prazos de carência
Carência é o período em que o consumidor não tem direito a algumas coberturas. Os prazos máximos de carência são:
Preços
Variam de acordo com a idade, a cobertura, a rede credenciada e abrangência geográfica.
Contrato
Leia com atenção o contrato e verifique, além de todos os pontos já citados, a política de reajuste de preços. Segundo a ANS, além dos aumentos por mudança de faixa etária, haverá, anualmente, um reajuste no valor da mensalidade devido por conta das variações dos custos assistenciais da operadora.
Mais informações:
ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar
http://www.ans.gov.br/